A pedido do prefeito Antonio Fernandes Sobrinho, a empresa Irmãos Lopes, concessionário Mercedes-Benz em Londrina cria a VUL – Viação Urbana Londrinense, um departamento dentro da empresa para atender o serviço de transporte coletivo de Londrina, substituindo a Viação Urbana, de Fattori, Simone & Lyra, que havia entrado em falência.
O Terminal funciona na Praça Gabriel Martins e são implantadas cinco linhas: Vila Brasil, Vila Casoni, Nova e Yara, Shangri-lá e Aeroporto. A maior dificuldade é vencer as ruas sem pavimentação.
A VUL conta com uma frota de 56 ônibus que sofrem com a precariedade das vias públicas. O barro da terra vermelha reduz a vida útil dos veículos.
A empresa começa a crescer junto com a cidade, que vive o boom da cafeicultura. Em 1970 chega à autossuficiência.
A Prefeitura de Londrina cria o primeiro Plano Viário da cidade.
A VUL começa a fazer o transporte intermunicipal, ligando Londrina a Cambé e Ibiporã.
A Câmara de Vereadores aprova o projeto de abertura de concorrência para todas as linhas da cidade. A VUL conquista a concessão por dez anos, renováveis por mais dez.
A Irmãos Lopes inicia as atividades da TCGL – Transportes Coletivos Grande Londrina, substituindo a VUL. A TCGL possui configuração própria, desmembrada da Irmãos Lopes. A empresa conta com 125 ônibus e aproximadamente 600 funcionários.
O Terminal Urbano de Transporte Coletivo é inaugurado em novembro de 1988. A obra foi construída com recursos da TCGL e possibilita a integração do Sistema de Transporte Urbano.
A frota de ônibus recebe uma nova padronização de cores: Azul claro – linha troncal rápida; Amarelo – linha radial; Azul escuro – linha troncal parador; Bege – linha alimentadora; e Cinza – linha perimetral.
Novos ônibus são incorporados à frota: mais modernos, com motor traseiro, câmbio automático, suspensão a ar, portar eletropneumáticas e degraus mais baixos. São os primeiros modelo Scania fabricados no país.
TCGL passa a contar com ônibus de última geração, com turbo-compressor e pós-resfriador, com mais torque e potência.
Termina o monopólio do transporte urbano em Londrina.
A TCGL é adquirida pelo Grupo Constantino, holding formada pelas empresas Max Empreendimentos e Participações Ltda, Áurea – Administração e Participações Ltda e PMG Participações Ltda. Inicia-se uma nova filosofia de trabalho, em busca da qualidade total e satisfação do usuário.
Sob a direção do Grupo Constantino, a TCGL faz a primeira renovação da frota, com a aquisição de novos carros.
A Comurb, Companhia Municipal de Urbanização cria o Expresso – linha de ônibus que liga a Zona a Norte ao centro da cidade sem paradas.
A TCGL conquista a certificação ISO 9002 de Qualidade Total do serviço.
A TCGL adquire um Sistema Avançado de limpeza. Com isso, toda a frota passa a ser lavada diariamente.
A TCGL cria o Psiu, serviço de ônibus diferenciado sem ponto definido para embarque e desembarque. Opera com 13 veículos em quatro linhas que cortam todas as regiões da cidade.
A TCGL começa a investir na área de Recursos Humanos, oferecendo aos funcionários a escolarização em nível de ensino Fundamental e Médio, em parceria com o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - CEEBJA/ UEL
Chegam os primeiros ônibus com elevador para o atendimento a pessoas com deficiência. É o início do projeto de acessibilidade ao usuário do transporte coletivo.
A TCGL implanta o Sistema de Bilhetagem Eletrônica, trazendo mais comodidade e benefícios ao usuário. Com a Integração Eletrônica, o usuário pode utilizar dois coletivos no prazo de 1 hora.
A Empresa abre a primeira loja de venda de Créditos em Londrina, para a comercialização de Cartões Transporte.
A Prefeitura de Londrina cria as duas primeiras faixas exclusivas para ônibus, na Rua Professor João Cândido e na Avenida Duque de Caxias.